Relações institucionais da Sobed com AMB e CFM e novas parcerias institucionais
Esse encontro, promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federações Brasileira de Medicina e Brasileira de Médicos objetivou discutir a situação atual da medicina, o exercício da medicina, a formação médica, tanto no curso de graduação, como no curso de pós-graduação.
“Discutimos também temas muito amplos de financiamento do sistema de saúde no Brasil, tanto na rede privada, como também pelo Sistema Único de Saúde. Outras discussões foram levadas adiante, como a parte de remuneração médica e segurança do profissional médico de todo o país”, afirmou Toledo.
O evento reuniu representantes de todas as especialidades médicas praticadas no país e as diretorias das entidades representativas organizadoras e teve, como convidada especial a Dra. Nísia Trindade Lima, Ministra da Saúde.
“Foi um encontro muito bom, não só pelo debate extensivo das várias áreas que militam na saúde. Tivemos no ENEM várias especialidades, desde a medicina legal até a terapia intensiva, cirurgia, endoscopia e várias outras especialidades. Foi um momento também importante para firmarmos nossos contatos e os nossos projetos no Conselho Federal de Medicina, assim como na Associação Médica Brasileira”, continuou o presidente da Sobed.
Parceria inédita entre Sobed e Amib
Um dos projetos importantes firmados durante o XIV ENEM foi o de construir um curso de formação em ACLS (suporte avançado de vida em cardiologia, na sigla em inglês) voltado para o médico endoscopista. O curso vai tratar dos casos de assistência ventilatória, reanimação cardiopulmonar, atendimento pré-exame e pós-exame de endoscopia, realizado pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
Esta formação em ACLS para o endoscopista é um dos principais passos da Sobed para uma endoscopia de qualidade e segura para o paciente e para a equipe e rumo a uma especialidade com ainda mais autonomia.