Recomendações SOBED para Endoscopia Segura durante a pandemia por Coronavirus
Caros Sobedianos,
É de amplo conhecimento que estamos vivendo uma pandemia do coronavírus (COVID-19). Estimativas apontam que nas próximas semanas podemos presenciar um aumento exponencial dos casos de COVID-19 no Brasil, para o qual todos devemos estar preparados.
Nós, médicos (as) endoscopistas, estamos especialmente vulneráveis à esta infecção tendo em vista a proximidade com os pacientes e a exposição a secreções.
Mais do que nunca, as medidas de proteção e segurança individuais devem ser reforçadas a fim de preservamos nossa integridade, da nossa equipe e a dos nossos pacientes.
Nesse contexto, a SOBED, criou um Comitê de Comunicação da Endoscopia Segura, através de suas Comissões de Ética e Defesa Profissional e de Comunicação, que desenvolveram o primeiro documento contendo informações gerais e recomendações específicas relevantes para a prevenção de infecção pelo COVID-19 durante exames endoscópicos e que será atualizado periodicamente, de acordo com os guidelines internacionais. Contaremos com a consultoria do grupo de comunicação da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, na pessoa de seu presidente, Dr. Clóvis Arns da Cunha nos aspectos referentes as infecções.
Em breve, muitos de nós precisaremos enfrentar o desafio de realizar exames endoscópicos de urgência em pacientes em vigência de infecção pelo SARS-CoV-2, e mais do que nunca, o conhecimento é imprescindível para nossa segurança.
Precisamos de muita seriedade e serenidade neste momento, a fim de transmitir segurança para nossa equipe e para os nossos pacientes. Essa é uma das iniciativas da Diretoria, respaldada pelos membros de nossas comissões e núcleos, focados na Endoscopia Segura.
Continuaremos atentos a todas as recomendações necessárias e deixaremos nossos associados informados.
Atenciosamente,