Dia Mundial do Câncer: alerta para toda a população
Neste Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, se faz essencial conscientizar e educar as pessoas das mais diversas idades sobre a doença. No caso dos tumores do trato digestivo, por exemplo, isso é ainda mais urgente, uma vez que, apesar de serem os tipos mais preveníveis, ainda atingem um alto índice de ocorrências anualmente.
São eles: cânceres colorretal, de esôfago e de estômago. Saiba mais sobre as suas características abaixo:
Câncer Colorretal:
Uma das neoplasias mais comuns, o câncer colorretal ocupa o lugar de 3º mais frequente em homens, e 2º em mulheres, sem contar o câncer de pele não melanoma.
Por isso, de acordo com a última pesquisa de estimativa divulgada pelo INCA, surgiram 17.380 novos casos em homens e 18.980 em mulheres.
Ele geralmente surge por conta de maus hábitos alimentares, além de fumo e exagero no consumo de bebidas alcoólicas.
O seu diagnóstico é feito por meio da colonoscopia.
Câncer de Esôfago:
Em 2019, foram estimados 8.240 novos casos na população masculina e 2.550 na feminina. Sendo que, no Brasil, dentre todas as suas categorias, a mais frequente é a de carcinoma escamoso.
Os fatores de risco preponderantes são o abuso de álcool e cigarro. E para diagnosticá-lo é necessário realizar o exame de endoscopia digestiva.
Câncer Estômago:
Também em 2019, foram esperados 13.540 novos casos em homens e 7.750 em mulheres.
Seu desenvolvimento se dá por alguns fatores de risco específicos, como o aumento de gordura corporal, histórico familiar, dietas ricas em sal, colonização por H. pylori, tabagismo e etilismo.
E, para diagnosticá-lo, também deve haver a análise por meio da endoscopia digestiva.
Pensando na população, a SOBED atua ativamente em prol da formação de profissionais capacitados para detectar lesões na fase pré-maligna, para o seguimento e a detecção do câncer precocemente.