Acompanhe as atividades da SOBED em relação ao Congresso Mundial de Endoscopia - ENDO 2020 e as medidas preventivas coordenadas pelo Presidente dr. Jairo Silva Alves
postado 27/02/2020
Caro SOBEDiano,
Estamos a 10 dias da realização do Congresso Mundial de Endoscopia, o ENDO 2020.
Foram três intensos anos de preparação, inúmeras reuniões, teleconferências e a movimentação de um exército de pessoas.
Temos até o momento 3 mil pré inscritos, entre brasileiros e congressistas de todos os continentes. E não poderíamos ficar indiferentes com a preocupação mundial em relação ao Coronavírus (COVID-19).
O primeiro caso foi confirmado em São Paulo e a possibilidade de novas confirmações é iminente. Estamos atentos, em linha direta com as autoridades de saúde, para atender a todos os protocolos.
Pensando na segurança e no conforto dos congressistas e da população geral, a Comissão Local do congresso vem realizando reuniões semanais com a WEO, discutindo planos de contingência para as mais diferentes situações durante os quatro dias de congresso.
Decidimos organizar um Comitê Epidemiológico da SOBED. Coordenado por mim e com um pequeno grupo de membros da comissão local, tem o objetivo de centralizar e filtrar as inúmeras informações recebidas gerando agilidade na tomada de decisões.
Para essa tarefa, conto com meu Vice-Presidente e Representante frente à WEO, Dr. Ricardo A. Dib, Dra. Ana Maria Zuccaro, da Comissão de Ética e Defesa Profissional, Dra. Simone Guaraldi, coordenadora das atividades locais no INCA, e Dr. Afonso Paredes, para tramites com autoridades de Saúde e a equipe administrativa e operacional do congresso.
Enquanto aguardamos o congresso, as recomendações protocolares da OMS devem ser cumpridas, em nossas rotinas diárias.
O Ministério da Saúde/ANVISA devem ser notificados a qualquer diagnóstico da doença, para que possam mapear e monitorar as pessoas envolvidas.
Somos médicos por profissão e Endoscopistas por paixão. Trabalharemos para entregar um grande congresso.