Tumores neuroendócrinos (TNE) do estômago são tumores derivados de células produtoras de hormônios presentes na mucosa gástrica.
Representam apenas 3-5% dos tumores do estômago
Geralmente o paciente não apresenta nenhum sintoma decorrente desse tumor.
O diagnóstico é feito pelo exame de endoscopia e confirmado pela biópsia.
A maioria dos TNE do estômago são de crescimento lento e não se espalham para os outros órgãos. Portanto, o tratamento por endoscopia pode ser suficiente na maioria dos casos.
No entanto, existem alguns tipos mais agressivos desse tumor, e alguns podem precisar de cirurgia. Por isso é importante a avaliação e orientação do seu médico (gastroenterologista e/ou cirurgião).
Leiomioma e GIST são tumores originados da camada muscular do estômago.
São tumores mais raros do estômago, ocorrendo em apenas 1:100.000 habitantes
Geralmente o paciente não apresenta nenhum sintoma decorrente desses tumores.
O exame de endoscopia já levanta a suspeita desses tumores, mas não é possível realizar a biópsia pela endoscopia convencional porque esses tumores se originam de uma camada mais profunda do estômago.
O exame de ecoendoscopia (ou ultrassom endoscópico) pode ajudar o médico a confirmar o diagnóstico. Se for necessário, o médico pode realizar uma biópsia do tumor com uma agulha especial através do exame de ecoendoscopia.
O tratamento vai variar de acordo com o tamanho e a localização da lesão, podendo variar desde acompanhamento periódico para os tumores muito pequenos ou cirurgia para os tumores maiores. Importante seguir as orientações do seu médico cirurgião para saber a melhor conduta.