O que é
São veias dilatadas no esôfago, decorrentes da obstrução do fluxo de sangue no fígado. A principal causa de variz esofágica é a cirrose hepática, que trata-se de uma fibrose no fígado devido a diferentes tipos de hepatite. A fibrose do fígado impede a passagem do sangue, vindo da veia porta. Isso leva o organismo criar uma nova alternativa para que o sangue chegue ao coração, formando grandes veias dilatadas no esôfago.
Incidência
A incidência de varizes de esôfago aumenta a medida que a cirrose hepática fica mais grave. Mais de 85% dos pacientes com cirrose grave, desenvolvem varizes de esôfago.
Sintomas
Geralmente as varizes de esôfago não causam sintomas até que ocorra sua ruptura. Quando a variz rompe, ocorre uma hemorragia digestiva, cujos sintomas mais comuns são vômitos sanguinolentos ou evacuações com sangue.
Diagnóstico
O diagnóstico geralmente é feito pelo exame de endoscopia digestiva alta, visualizando as varizes na luz esofágica.
Tratamento (qual profissional deve procurar)
Sendo diagnosticado varizes esofágicas, geralmente o paciente é encaminhado para um médico gastroenterologista, para definir a causa da variz e a melhor forma de tratamento com intuito de prevenir ou tratar uma hemorragia digestiva alta. O tratamento pode ser realizado por medicações, endoscopia digestiva alta, radiologia intervencionista ou por cirurgia.