Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

CNA / OQUE É

CNA

O Certificado de Atualização Profissional (CAP) é um documento padronizado, instituído pela Resolução nº 1772 e emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB), que atesta a sua atualização científica para o exercício de sua especialidade por cinco anos.

Todos os médicos que obtiveram Título de Especialista ou Certificado de Área de Atuação. A participação é mediante preenchimento do cadastro no site www.cna-cap.org.br (>>médicos>>cadastra-se).

O processo de atualização profissional promovido pela AMB teve início em janeiro de 2006, sendo que os primeiros CAPs foram emitidos em dezembro/2012, com validade de cinco anos.

Para obter o CAP, o médico especialista tem de acumular 100 pontos ao longo de cinco anos, participando de diferentes atividades de atualização, devidamente credenciadas pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA). Para efeito de certificação, será considerado apenas um máximo de 40 pontos por ano.

As sociedades de especialidades devem proporcionar aos médicos um mínimo de 40 créditos a cada ano, sendo 20 deles referentes a atividades de caráter regional ou estadual. Além disso, têm de disponibilizar um mínimo de 10 créditos anuais correspondentes a programas a distância (online ou impressos), o que equivale a 20 horas/aula. Confira aqui a pontuação dos eventos SOBED registrados na CNA.

Por quê?
Os programas de educação médica continuada são, mundialmente, práticas obrigatórias para a atualização do profissional, mantendo suas competências científicas. O especialista que obtiver o CAP  poderá comprovar seu aprimoramento constante frente à evolução da medicina, o que representa um diferencial em seu histórico profissional, lhe possibilitando maior valorização por parte dos pacientes e do mercado de trabalho.

Seus pontos e certificado
Para consulta de pontos acesse www.cna-cap.org.br (>>médicos>>seus pontos). O certificado está disponível no site para emissão.

Dúvidas?
Outras informações podem ser obtidas junto à CNA pelos telefones (11) 3178-6824 / 3178-6828, pelo e-mail cna@cna-cap.org.br ou com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
Leia também comunicado da AMB às sociedades de especialidades a respeito da validação do título de especialista e/ou certificado da área de atuação, divulgado no SOBED Online em maio de 2012, número 490. Confira aqui.

Confira aqui  o sistema de créditos para pontuação:

sobed-tabela

Fonte:
Comissão Nacional de Acreditação (CNA)
Associação Médica Brasileira (AMB)