Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias


O terceiro dia da SBAD começou cedo, no Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, o ICESP. Por lá, 20 procedimentos foram realizados pelas mãos de um time altamente capacitado, composto por 43 especialistas nacionais e internacionais. Coordenado pelo Dr. Marcos Bastos da Silva, a atividade chegou a sua décima edição e somou mais de 270 procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Hoje, todas as atividades realizadas no curso do ICESP foram transmitidas diretamente ao Transamerica, para uma sala com mais de 400 expectadores.

O valor pedagógico de atividades que seguem essa mesma metodologia foi o tema da Conferência Nacional da SOBED, ministrada pelo Dr. Vitor Arantes. Na ocasião, uma retrospectiva relembrou que, na endoscopia digestiva, o uso do Curso Ao Vivo ocorre desde 1981, sendo a primeira em Paris, executada pelo Dr. Claude Liguory. A atividade consolidou-se no final da mesma década, com a videoendoscopia e a laparoscopia. Segundo Arantes, para garantir o sucesso, a qualidade e a segurança dos procedimentos, os especialistas devem ser capazes de ensinar sem prejudicar seu desempenho – assim, reconheceu a dificuldade em formar esse time que, em geral, é composto por experts de todo o mundo.

Hoje, também foi dia de falar sobre cápsula endoscópica, em curso realizado com a WEO e coordenação dos Drs. Admar Borges e Jean François Rey, contando com mais de 70 participantes. O projeto piloto foi sucesso de público e de crítica, sendo, de acordo com Borges, muito bem elogiado pelos presentes.

Nesta segunda-feira (19), os Congressistas também participaram de palestras e de uma extensa programação científica que abordou casos clínicos, promoveu oficina de polipectomia, EMR e ESD, entre outros temas.

Valorizando e integrando as estaduais SOBEDianas, a SBAD recebeu uma reunião com os presidentes locais, responsáveis pela descentralização do conhecimento científico e fortalecimento da endoscopia digestiva em todas as regiões brasileiras. Já durante a tarde,  houve um encontro do Conselho Deliberativo SOBEDiano.