Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias


Nesta gestão, a SOBED deixa um legado de profissionalização e proximidade, não somente com o médico endoscopista, mas também com a população.  Por meio de diversas ações sociais, a Sociedade conseguiu realizar um número expressivo de atendimentos e potencializar a conscientização a respeito, principalmente, do câncer colorretal. “A SOBED tem um compromisso social de disponibilizar à população mais conhecimento sobre a prevenção das doenças do aparelho digestivo”, afirma o Diretor de Comunicação da Sociedade, Dr. Tomazo Franzini.

Foram implementados o LinkedIn e Instagram da SOBED, redes sociais que levam a instituição para mais perto não só do público leigo, mas também do especialista. “A SOBED está bastante antenada. Por meio de suas mídias sociais, ela consegue disseminar informações e tirar dúvidas, garantindo acesso a um público que queremos trazer para perto: o médico endoscopista jovem, que está mais ligado às redes”, comenta.


Mutirão de Prevenção do Câncer Colorretal

Uma das ações sociais de maior impacto da Sociedade é o mutirão contra o câncer colorretal, que é o terceiro câncer mais frequente no Brasil em homens e o segundo em mulheres. Nesse sentido, um dos mais relevantes papéis da SOBED é promover a prevenção por meio da realização, gratuitamente, da colonoscopia.

“Por meio de informação correta e de qualidade, conseguimos diminuir o número de casos e deixar com que menos pessoas sofram e morram em decorrência desse câncer, que é o mais prevenível de todos os cânceres”, afirma o Dr. Lix Oliveira, coordenador da Comissão de Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED.

Desde o início desta ação social, foram realizados 13 mutirões por todo o Brasil. As cidades de Campinas/SP, Maceió/AL, Rio de Janeiro/RJ, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Barretos/SP, Vitória/ES, Foz do Iguaçu/PR, Brasília/DF e João Pessoa/PB tiveram, no total, 1.100 pessoas beneficiadas. Os resultados positivos dessa iniciativa são um esforço conjunto da SOBED como um todo, Nacional e Estaduais e de toda a equipe multidisciplinar e servem como um alerta à população e autoridades governamentais a respeito da necessidade de estabelecer uma política de rastreamento e disseminar conhecimento a respeito da doença.


Bem Estar Global

A SOBED tem marcado presença no Bem Estar Global, ação social da Rede Globo que viaja por todo o país promovendo qualidade de vida e oferecendo atendimento gratuito à população. Desde o início de sua participação, foram 6 cidades: Salvador/BA, Manaus/AM, Goiânia/GO, Fortaleza/CE, Brasília/DF e Betim/MG, com os mais variados temas ligados à endoscopia digestiva.

A ação é realizada pelas estaduais com apoio integral da SOBED Nacional. Em todas as edições, 3.700 pessoas foram atendidas e a SOBED conseguiu levar diretamente à população informações sobre colonoscopia, câncer gástrico, doença do refluxo, ingestão de corpos estranhos, entre outros temas de extrema relevância. “Essa é uma ação importante, pois está vinculada a uma mídia de grande alcance. Mesmo que o impacto maior seja, muitas vezes, regional, nós conseguimos atender um número expressivo de pessoas, e atingir mais público por meio da divulgação da ação em escala nacional”, comenta o Dr. Tomazo.


Capacitação do Endoscopista

Os eventos voltados à capacitação do endoscopista firmam o compromisso da SOBED com a especialidade. Nessa gestão, por meio dos cursos oferecidos, os profissionais puderam ter contato com novas técnicas e reciclar seu conhecimento, proporcionando grande troca de informações. “A medicina é uma metamorfose constante e, dentro das especialidades, como a endoscopia, surgem novas tecnologias e novas técnicas terapêuticas de forma muito acelerada, então precisamos aprender constantemente. A SOBEDquer atualizar o médico associado e muni-lo de informações”, afirma o Dr. Tomazo Franzini.

Alguns exemplos de sucesso são o Curso Avançado de Enteroscopia por Cápsula, o Curso de Mucosectomia e Próteses Endoscópicas do Cólon e o Curso POEM, que será realizado em 7 e 8 de dezembro. Além disso, a SOBED promove, anualmente, o Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva – em 2017, foi realizado em Vitória, e em 2018 em João Pessoa, ambos com rica programação científica focada na parte técnica da especialidade.

"Também pensando em ensino, é de extrema importância o apoio que a SOBED dá aos seus centros de treinamento. Atualmente, temos mais de 30 CETs espalhados pelo País, que enriquecem profissionalmente os endoscopistas em formação”, conclui.