Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias


Já começaram os preparativos para o Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva 2019! Em 17 de setembro, foi realizado o lançamento oficial do evento na cidade-sede, Campinas/SP, contando com a presença do presidente eleito da SOBED, Dr. Jairo Silva Alves.

O simpósio integra a programação do “Campinas 2019”, que reunirá no Royal Palm Hall, entre 30 de maio e 1º de junho de 2019, outros três grandes eventos: Intergastro & Trauma 2019, 9º Congresso Mundial da Sociedade de Compartimento Abdominal e o Congresso da SOBRACIL-SP 2019. “Essa é uma forma de realizar um evento de alto nível a um custo adequado aos SOBEDianos. A SOBED se uniu a profissionais de especialidades afins na busca de entidades parceiras para proporcionar, em um só lugar, um encontro de endoscopistas, gastroenterologistas, cirurgiões gerais e do aparelho digestivo, especialistas em trauma, síndrome compartimental e de emergência”, afirma o Dr. Jairo Alves.

Esta edição do simpósio terá como foco principal o câncer no aparelho digestivo sob o olhar da endoscopia. As discussões buscarão a atualização nos aspectos diagnósticos e terapêuticos, incluindo a participação da endoscopia digestiva nos cuidados paliativos que podem ser oferecidos ao paciente oncológico. “Como morfologistas, temos participação importante no diagnóstico; como endoscopistas intervencionistas, no tratamento destas lesões neoplásicas. Então, temos que ter um olhar preciso, oncológico. Neste simpósio vamos aprofundar sobre todas estas questões. Para reforçar essa abordagem, ofereceremos além dos cursos tradicionais, treinamento através de hands on nas diferentes técnicas avançadas para diagnóstico, tratamento e paliação”, comenta.

No lançamento do evento, também estiveram presentes o Dr. Nilton Cesar Aranha, presidente do congresso da Sociedade Paulista de Videocirurgia (SOBRACIL-SP 2019), Dr. Bruno Monteiro Pereira, presidente da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal (WSACS), e o Dr. Marcelo Amad Camargo, presidente do Intergastro & Trauma 2019.

 “O Intergastro será um congresso multidisciplinar e abordará trato digestivo alto, baixo, obesidade e trauma. O Congresso da SOBRACIL-SP terá cirurgias transmitidas ao vivo, incluindo cirurgia robótica. Já o Congresso mundial da Sociedade de Compartimento Abdominal trará 50 convidados internacionais, incluindo militares dos EUA e Canadá que trarão experiências sobre medicina de guerra e como aplicar os conhecimentos dessa área, que é bastante traumática, no dia-a-dia do médico do pronto-socorro”, comenta o Dr. Marcelo Amad Camargo.

A ocasião contou com a presença de dezenas de empresas convidadas para apresentação da proposta comercial e dos pontos principais do Campinas 2019. A ideia é aproximar, cada vez mais, médicos do interior de São Paulo e de outras cidades do Brasil, já que Campinas conta com um aeroporto ligado a diversas regiões do país e uma rede hoteleira de qualidade. “O tema, aliado às facilidades de hospedagem e transporte, transformará o evento em um grande sucesso”, comemora o presidente da SOBED.