Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias


A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva vem atuando fortemente em treinamento e atualização profissional. Nesta gestão, a SOBED investiu mais de R$500 mil em conteúdo de qualidade aos sócios. “Nos dias conturbados do cenário econômico atual, nos parece importante tentar levar aos associados uma oportunidade de implementar seu conhecimento científico de forma simples, sem necessidade de locomoção, e sem custo”, explica Dr. Angelo Paulo Ferrari Junior, presidente da Comissão Científica e Editorial da SOBED.

Como benefício, Sobedianos contam com acesso gratuito ao “Programa de Autoavaliação em Endoscopia Digestiva – Vol. I”, formulado para consolidar o autoconhecimento como mais uma forma de aprendizagem médica. A obra segue o modelo aplicado pela American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE) e visa disponibilizar ferramentas novas de treinamento na especialidade.  Em 2018, durante a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, a SOBED lançará seu segundo volume, com uma versão ampliada e aprimorada com base nas sugestões recebidas. “O Programa permite que cada associado identifique sua área de interesse e necessidade de melhoria do aprendizado”, adianta Dr. Ferrari.

Já entre os materiais disponíveis, elaborados com o investimento da SOBED e coordenação do responsável pelo Conselho Editorial da instituição, Dr. Marcelo Averbach, está o Atlas de Endoscopia Digestiva, que foi laureado com o Jabuti, o maior prêmio literário do Brasil. Outra publicação, o Tratado Ilustrado de Endoscopia Digestiva, realizado na atual gestão sob a coordenação do Dr. Marcelo Averbach, também  concorre ao prêmio este ano, na categoria Ciências. Estas ações destacam a expertise da SOBED entre as sociedades médicas.

O Tratado traz temas fundamentais da especialidade de forma atualizada – proporcionando maior compreensão das principais afecções que acometem o aparelho digestivo, bem como do desenvolvimento dos equipamentos e acessórios. Em suas mais de 800 páginas e oito sessões, abrange amplamente a endoscopia digestiva de forma didática, visando contribuir para maior segurança e qualidade desta área de atuação.


A produção científica não para por aí. Além do volume II do livro de Auto Avaliação, o associado SOBED receberá durante a SBAD seu exemplar do livro “A História da SOBED”, tendo como autor e coordenador do Projeto, Dr. Glaciomar Machado. A obra apresenta fatos históricos, fotos, constituição da SOBED Nacional e suas Estaduais, avanços tecnológicos, valorização da especialidade, produzidos com muito empenho e dedicação, além da colaboração de muitos Sobedianos.


Na lista de lançamentos, também o volume II do livro Atualização em Endoscopia Digestiva de autoria do médico Luiz Leite Luna e coedição dos doutores Cleber Vargas e Alexandre Dias Pelosi. Os livros terão sessões especiais de lançamento e autógrafos. Acompanhe as notícias e participe!
 
Todos os materiais científicos e didáticos são produzidos com uma visão abrangente, que inclui diferentes técnicas endoscópicas numa perspectiva nacional. “Eu diria que, ao longo dos anos, está havendo uma produção e preocupação maior da Sociedade em disseminar o conhecimento. Em minha opinião, a maior conquista desta gestão foi a oferta deste conhecimento sem custo para os associados. Espero que esta tendência de fornecer informação de alta qualidade com baixo ou nenhum custo seja mantida”, conclui.