Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias


Entre os dias 2 e 5 de junho, a SOBED participou do principal fórum educacional do mundo sobre endoscopia gastrointestinal – a Digestive Disease Week 2018, que aconteceu em Washington (EUA). 

 

A participação brasileira foi expressiva não somente no número de congressistas, mas também nas realizações acadêmicas, com apresentação de trabalhos em pôsteres e orais. “Não existe mais tanto apoio para médicos participarem de congressos de atualização, mesmo assim muitos brasileiros se dispuseram a ir para os Estados Unidos com objetivo de reciclar e atualizar seus conhecimentos com novas tendências, tecnologias e procedimentos”, celebra o Dr. Tomazo Antonio Prince Franzini, coordenador de comunicação da SOBED.

 

Em parceria com a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE), a SOBED contou com um importante espaço no congresso e realizou o “ASGE/Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) International Symposium”, moderado pelos Drs. Fauze Maluf-Filho, membro do comitê científico e editorial da SOBED, e Kulwinder S. Dua, diretor do Programa Avançado de Endoscopia da Medical College of Wisconsin

 

Alguns dos temas discutidos durante o simpósio foram Triagem para Câncer Precoce do Trato Gastrointestinal Superior, apresentado pela Dra. Simone Guaraldi; Avanços na Endoscopia Pancreatobiliar, apresentado pelo Dr. Angelo Ferrari; Novas abordagens na prevenção de formação de estrito pós-Dissecção Endoscópica Submucosa no esôfago, pelo Dr. Kulwinder S. Dua, e o que esperar para o futuro em endoscopia intervencionista, apresentado pelo Dr. Paulo Sakai. 

 

A Dra. Adriana Vaz Safatle-Ribeiro, coordenadora do núcleo de intestino delgado da SOBED, além de apresentar uma aula no WEO Colorectal Cancer Screening Committee FIT for Screening e coordenar uma sessão sobre qualidade da colonoscopia WEO CRC Screening Comittee Meeting, foi premiada no GIE and VideoGIE Reviewer Award Winners. O Dr. Everson Luiz de Almeida Artifon, membro do comitê de relações internacionais da SOBED, palestrou pelo 13º ano consecutivo no evento, totalizando 23 palestras. Tais conquistas mostram o elevado nível da endoscopia digestiva brasileira. 

 

A sociedade contou, também, com um estande exclusivo onde intensificou a divulgação da SBAD 2018, que acontece de 17 a 20 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.