Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

É com enorme pesar que a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva comunica a toda a comunidade médica o falecimento do Dr. João Carlos Andreoli, ex-presidente da instituição.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Pardo, formou-se em 1976 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; de lá seguiu para o Instituto de Gastroenterologia de São Paulo, onde estudou entre 1977 e 1979, quando concluiu seu mestrado. Não demorou muito até ir à França especializar-se em Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), país em que estagiou por dois anos e fez muitos amigos.

Sua relação com a SOBED começou em 1976, quando ambos ainda davam os primeiros passos na endoscopia digestiva: naquele ano, foi ao primeiro congresso organizado pela Sociedade. O envolvimento institucional concretizou-se quando assumiu a presidência da estadual paulista. Posteriormente, candidatou-se à SOBED Nacional, sendo eleito para o triênio 2012-2014.

Durante sua gestão, trouxe uma nova formatação do Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva, consagrando o encontro como efetivamente internacional. Além disso, promoveu o Censo SOBED 2014, com o objetivo de traçar um perfil dos associados e mapear a especialidade no Brasil.

Andreoli pautou seu trabalho junto à SOBED no crescimento, desenvolvimento e valorização da endoscopia digestiva nacional, sua paixão desde estudante de medicina. Todos os seus feitos estão marcados na história da especialidade e, sobretudo, na história da Sociedade, que reconhece o legado deixado pelo seu ex-presidente.

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva lamenta a perda dessa brilhante mente da medicina. Nossa mais sincera solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de profissão.