Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

Instituído pelo Ministério da Saúde em 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado hoje, tem como objetivo mobilizar a população a respeito dos aspectos educativos e sociais no controle da doença. De acordo com o INCA, em 2017 devem ser diagnosticados mais de 420 mil novos casos de câncer – só de colorretal, esse número deve ultrapassar os 30 mil em todo o País. 

Preocupada com a prevenção desta neoplasia, a SOBED atua intensamente em ações como o Mutirão, que este ano contou com quatro edições em diferentes regiões do Brasil - Barretos/SP, Vitória/ES, Foz do Iguaçu/PR, e Brasília/DF – realizando colonoscopias em pacientes pré-selecionados. Agora, a Sociedade encabeça uma iniciativa que visa ampliar esse trabalho: um Programa Nacional de Prevenção do Câncer Colorretal. 

“O foco é institucionalizar isso da mesma forma que acontece com os cânceres de mama e próstata. Estamos redigindo esse projeto, que será entregue ao Senado e ao Ministério da Saúde em dezembro”, conta o Dr. Lix de Oliveira, coordenador da Comissão de Prevenção do Câncer Colorretal da SOBED. 

Em breve traremos mais informações sobre a proposta, acompanhe nossas mídias sociais e nosso site.