Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

Depois da bonita homenagem prestada ao Professor René Lambert durante a cerimônia de abertura da XVI SBAD, a SOBED presta nova referência ao especialista durante sua tradicional Conferência Nacional.

Na oportunidade, seu aluno, amigo e colega de trabalho na Universidade de Lyon, Prof. Thierry Ponchon falou sobre a história de Lambert desde a infância, de sua formação médica e das características que fizeram de René Lambert um profissional e ser humano reconhecido na França e no cenário internacional.   

O conferencista lembrou da íntima relação que o homenageado tinha com o Brasil, a começar pelo português fluente, e das coisas que ele mais gostava no Brasil. Entre elas: as praias, as frutas tropicais, a literatura, o samba, a cachaça e, principalmente, a companhia dos amigos.

O pioneirismo do Prof. Lambert também teve sua devida referência. Ele foi um dos fundadores da primeira unidade de endoscopia na França, a primeira unidade de pesquisa em ulceras gastroduodenais e uma unidade de pesquisa de epidemiologia de cânceres digestivos.

Por suas qualidades como cientista, como artista e como amigo, Lambert será sempre lembrado em terras brasileiras. A SOBED agradece ao Professor Thierry Ponchon pela conferência.