Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

A parceira da SOBED e da WEO rendeu seu segundo curso hoje: o Program for Endoscopic Teachers. Destinado aos professores de serviços de endoscopia, sua programação levantou pontos que englobam toda a transmissão do aprendizado, partindo de um panorama global com os Drs. Douglas Faigel (EUA), Donald Macintosh (CAN) e Fabian Emura (CO), presidente eleito da WEO.

Respeitar as características e preferências individuais foi o mote da apresentação de Faigel. Além disso, também houve interação com o público a respeito de alunos difíceis e problemáticos, inclusive analisando do ponto de vista legal.

Já o canadense Donald Macintosh discorreu sobre como ensinar e dar feedback. “Sempre podemos melhorar nesse sentido. Tanto no Brasil, como no Canadá, enfrentamos desafios na comunicação com nossos alunos”, disse.

Comentou, ainda, sobre a segurança do procedimento, do professor, do aluno e dos pacientes. “O preceptor precisa ter controle total do ambiente, deixando claro que parar significa parar e que é importante ir devagar. Por isso a comunicação é um fator que deve ser bem trabalhado e usado de forma objetiva e clara”.

Por fim, o presidente eleito da WEO, deu dicas e orientações referentes às ferramentas de treinamento.

O Dr. Paulo Sakai, coordenador do curso ao lado do Dr. Douglas Faigel, considera esse encontro uma oportunidade única, “haja vista pouco se discute sobre esses assuntos em nossa especialidade, sobretudo durante grandes eventos nacionais, como a SBAD. Conseguimos ressaltar a formação do endoscopista com responsabilidade, além da necessidade de passar aos alunos o resultado de seu desempenho”, conclui.


App da SOBED  
Baixe o aplicativo da SOBED e acompanhe as principais notícias da SOBED na SBAD.