Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

Na primeira sexta-feira de outubro, 06, a SOBED participou do Bem Estar Global de Taguatinga, no Distrito Federal, ação social da Rede Globo. Nesta edição a Sociedade levou como tema Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e atendeu aproximadamente 500 pessoas.

A tenda do esôfago foi divida em três estações: na primeira, havia explicações e palestra sobre o que é a DRGE e quais são os principais sintomas.

Em seguida, os especialistas usaram um modelo anatômico para desmistificar a endoscopia reforçando que o exame é simples, rápido e fundamental para diagnóstico precoce de doenças importantes, como o câncer gástrico.

Na terceira e última estação foi realizado um trabalho educativo, no qual o visitante deveria selecionar o que costuma comprar no supermercado – então, os médicos da SOBED questionavam o público sobre os alimentos que podem causar malefícios a sua saúde.

O presidente da SOBED, Dr. Flavio Hayato Ejima, acompanhou a ação de perto e destacou o papel da instituição em ações sociais como o Bem Estar Global. “É fundamental promover a conscientização acerca da prevenção de neoplasias gastrointestinais, sobretudo quanto a exames como a endoscopia”.

O Dr. Bruno Salomão, presidente da estadual SOBED DF, completou: “A participação da Sociedade em ações sociais tem o potencial de informar e tirar o medo da endoscopia, infelizmente ainda muito comum. Conseguimos tranquilizar e evidenciar que é um exame seguro”.


A EMS Brasília apoiou a SOBED DF e Nacional no Bem Estar Global e entregou um material informativo sobre DRGE a todos que visitaram a tenda. Além do apoio da EMS, também contamos com o apoia da Federação Brasileira de Gastroenterologia.