Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

Sob o tema “How to Maximize the Diagnostic Yield of Endoscopic Ultrasound-Guided Fine Needle Aspiration Biopsy”  o Sobediano Dr. Everson Luiz de Almeida Artifon, membro da Comissão de Relações Internacionais da SOBED, faz uma revisão acerca do rendimento da ecopunção nas lesões sólidas e císticas que acometem órgãos do sistema digestivo.

No artigo, debatem-se aspectos atuais do tema, apurando considerações técnicas que permitem a aquisição representativa de materiais para análise citopatológica e histopatológica. Além disto, destaca-se a impressão atual do número de passagens da agulha na lesão, bem como a relação custo-benefício das agulhas que estão disponíveis no mercado.

O autor conta que o manuscrito levou aproximadamente um ano para ser finalizado, desde o convite do editor-chefe do periódico até sua publicação, que acontecerá na edição de outubro. Reforça, ainda, que sua elaboração é fruto do constante incentivo da SOBED em formar endoscopistas preparados do ponto de vista técnico e da humanização do atendimento. 

“Isso pode ser constatado na prova para obtenção do Título de Especialista em Endoscopia, uma das mais rigorosas dentre as diversas sociedades médicas brasileiras. Fica claro também o altíssimo nível que o corpo diretivo da SOBED exige nos eventos científicos ”, finaliza. 

A Gastroenterology é um periódico cientifico top ranking da especialidade, com fator de impacto de 18,4. 

Leia o artigo completo aqui.