Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

A SOBED encaminhou para a inclusão no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde dois importantes procedimentos: a cápsula endoscópica e a econeurolise do plexo celíaco.

Presidente da Comissão de Ética, Defesa Profissional e Honorários Médicos da SOBED, a Dra. Ana Zuccaro apresentou ambas as propostas ao órgão nacional. “Após mais ano de trabalho árduo que envolveu vários colegas, nossas propostas foram aceitos pelo Grupo Técnico da Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE) como ‘em conformidade para a inclusão no Rol de Procedimentos’, ou seja, atendemos a todas as especificações demandadas pela ANS”, conta.

Embora tenhamos demonstrado a relevância dos procedimentos, a efetividade, as evidências científicas, a distribuição geográfica com disponibilidade dos métodos em todo o território brasileiro e o emprego desses procedimentos pelos Sistemas de Saúde da Inglaterra, Canadá e Austrália, a conclusão do Relatório Final da COSAÚDE foi de NÃO acatar incorporação de ambos os procedimentos.

“Ficamos perplexos com a incoerência em considerar os procedimentos em conformidade para a inclusão no Rol da ANS e depois concluírem por ‘NÃO ACATAR A INCLUSÃO’. Mesmo considerando os interesses das operadoras em não elevar seus custos, com representação importante em número de membros da COSAÚDE, os procedimentos propostos são de baixa incidência, aplicados em casos específicos. Certamente não impactam no universo dos custos das operadoras”, afirma Zuccaro.

O Presidente da SOBED, Dr. Flávio Ejima, já enviou uma carta à ANS demonstrando a perplexidade da Sociedade diante da incoerência deste Relatório Final, que julga em conformidade para inclusão no Rol e, entretanto, não recomendam a inclusão.

A Consulta Pública está aberta até o dia 27 de julho de 2017.

Convocamos todos os endoscopistas a acessarem o site da ANS e no campo “Faça a sua contribuição” identifique-se, depois em “Tipo de Contribuição” coloquem inclusão, em Lista de procedimentos tecle continuar. Surgirão 2 telas. Na primeira, Nome dos procedimentos a serem incluídos: coloquem ecoendoscopia com neurólise do plexo celíaco e enteroscopia com cápsula endoscópica. No campo Justifique, sugerimos: Solicitamos a incorporação dos procedimentos propostos pela SOBED, que foram analisados como "em conformidade" pelo GT da COSAÚDE. São de importância inquestionável para a clientela proposta, estão disponíveis em todos os estados brasileiros, são considerados padrão ouro em todos os países para a utilização proposta e não causa impacto nos custos das operadoras por serem de baixa incidência.

“Solicitamos a divulgação junto aos colegas de todas as especialidades, pacientes e amigos. Se a ANS realmente quer ouvir a opinião pública, daremos nossa opinião. Vamos nos unir e fazer prevalecer a ‘medicina baseada em evidências’ sobre a ‘Medicina baseada em lucro para as operadoras’”, reforça.

Colabore. Acesse. Opine. Divulgue. Clique aqui.