Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Vitória recebe Mutirão de Prevenção do Câncer Colorretal

16/05/2017 . Por

Serão realizadas 100 colonoscopias em pacientes pré-selecionados

Trabalhando em prol do combate ao câncer colorretal e da conscientização a respeito de sua prevenção, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promove, em 17 e 18 de maio, a partir das 8h, o 10º Mutirão para a Prevenção do Câncer Colorretal. Esta edição ocorrerá no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes, em Vitória (ES), realizando 100 exames de colonoscopia em pacientes pré-selecionados.

Dr. Lix de Oliveira, presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, explica que os testes serão aplicados em indivíduos entre 50 e 75 anos. Caso sejam identificadas lesões ou tumores, o individuo será encaminhado para tratamento.

A ação acontecerá às vésperas do XI Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva, servindo para alertar população e autoridades governamentais a respeito da importância da prevenção do câncer de cólon e reto. “Aproveitamos o Simpósio e convidamos especialistas renomados nacional e internacionalmente para apoiar esta iniciativa; além disso, disponibilizaremos equipamentos endoscópicos de última geração para estes atendimentos”, adianta o Dr. Lix de Oliveira.

O especialista destaca que é fundamental conscientizar população e médicos sobre o câncer colorretal. “Ele é passível de prevenção, então, por meio de informação de qualidade e correta, conseguimos diminuir o número de casos e deixar com que menos pessoas sofram e morram em decorrência desse câncer”. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este câncer é o segundo tipo que mais atinge mulheres e o terceiro entre homens, com projeção para mais de 34 mil novos casos em 2017.

O mutirão é realizado com apoio da empresa LaborMed/Fujifilm e Boston Scientific, referências no mercado de vídeo endoscopia digestiva.

Dados

O câncer colorretal é o 3º mais comum entre os homens e o 2º entre as mulheres – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2017 estão previstos mais de 34 mil novos casos no Brasil. Somente no Espirito Santo, 650 novos pacientes com câncer de cólon e reto devem ser diagnosticados este ano.

Serviço

Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal

Data: 17 e 18 de maio

Horário: 8h às 18h

Local: Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes

Endereço: Av. Mal. Campos, 1355 - Santa Cecilia, Vitória/ES