Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Mutirão de exames de colonoscopia acontece em Belo Horizonte

18/10/2016 . Por

Ação promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva realizará cerca de130 colonoscopias no Hospital das Clínicas nos dias 24 e 25 de outubro

Com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal e a doença inflamatória intestinal, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promoverá, em Belo Horizonte (MG), a 8ª edição do Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal e Doença Inflamatória Intestinal. A ação será realizada no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), nos dias 24 e 25 de outubro. Ao todo, serão cerca de 100 exames de colonoscopia para o rastreamento do câncer (em pacientes com idade entre 50 e 75 anos) e 25 para identificação precoce da Doença Infamatória Intestinal (pacientes com idades entre 16 e 40 anos), ambos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Até o término deste ano, estima-se que mais de 3 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer colorretal em Minas Gerais, é o que aponta dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A partir dos dados apresentados pelo Instituto, só Belo Horizonte representará 20% dos casos. No estado, o câncer colorretal perde apenas para o câncer de próstata em homens e mama em mulheres, sendo o segundo que mais mata. 


Essa inciativa otimiza a prevenção de lesões pré-neoplásicas, evitando que alguns desses pacientes venham a desenvolver um câncer no futuro?, afirma o presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, Lix Oliveira. 


Quando o assunto é a doença inflamatória intestinal, pode-se denominar como um grupo de doenças que causam inflamação crônica dos intestinos delgado e grosso, como doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Ainda sem causa conhecida, as doenças não possuem cura. 

Sobre a colonoscopia

O exame permite visibilizar o interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado) por meio de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo. O exame é realizado sob sedação, não havendo nenhum desconforto ao paciente.

Serviço
Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal e Doença Inflamatória Intestinal

Data: 24 e 25 de outubro

Horário: 8h às 18h

Local: Hospital das Clínicas - Universidade Federal de Minas Gerais

Endereço: Av. Prof. Alfredo Balena, 110 - Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)

 

Informações à imprensa: 
RS Press

(11) 3875-6296

Raquel Ribeiro raquelribeiro@rspress.com.br   

Lais Cavassana laiscavassana@rspress.com.br