Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Mutirão de exames de colonoscopia acontece em Salvador

10/07/2016 . Por


Ação promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva realizará 120 colonoscopias no Hospital Geral Roberto Santos entre os dias 14 e 16 de julho

Com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e lesões pré-cancerosas, que podem ser removidas pela colonoscopia, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promoverá em Salvador (BA) a 7ª edição do Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal. A ação será realizada no Hospital Geral Roberto Santos, de 14 a 16 de julho. Ao todo, serão cerca de 120 exames de colonoscopia aplicados em pacientes entre 50 e 75 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Essa inciativa otimiza a prevenção de lesões pré-neoplásicas, evitando que alguns desses pacientes venham a desenvolver um câncer no futuro”, afirma o presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, Lix Oliveira. 

De acordo com o presidente da SOBED estadual da Bahia, Durval Rosa Neto, a ação é uma oportunidade de atender parcialmente a carência de exames que a região possui. “Em Salvador, assim como em todo o Brasil, o serviço publico não tem conseguido suprir a demanda por colonoscopias. Sendo assim, o mutirão levanta a atenção para  o problema e também sobre a necessidade de um programa de rastreamento e prevenção do câncer colorretal”, afirma.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o câncer colorretal é o tipo que mais acomete as mulheres, perdendo apenas para o de mama, e o terceiro mais incidente entre os homens. A estimativa é que em 2016 sejam diagnosticados 34,2 mil novos casos. A ação já percorreu Campinas (SP), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).

 

Sobre a colonoscopia

O exame permite a visibilizar o interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado) por meio de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo. O paciente é sedado e deitado em uma maca sobre seu lado esquerdo, possibilitando a passagem do endoscópio. 

Serviço
Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal

Data: 14 a 16 de julho

Horário: 8h às 18h

Local: Hospital Geral Roberto Santos

Endereço: Rua Direta do Saboeiro, s/n - Cabula, Salvador (BA)


Informações à imprensa: 
RS Press

(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro – 
raquelribeiro@rspress.com.br