Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

45% de lesões na região do aparelho digestivo são encontradas durante 4º mutirão de prevenção em Goiânia

20/10/2015 . Por sobed


Após percorrer Campinas (SP), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), o Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) ocorreu em Goiânia (GO). A cidade foi palco, nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, da ação social que tem como objetivo divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e de lesões pré-cancerosas. Participaram da ação três hospitais da capital: Hospital Geral de Goiânia, Hospital das Clínicas e Santa Casa de Misericórdia.

"Encerramos mais um mutirão da SOBED com sucesso.  No final obtivemos 77 pacientes examinados com a média de 45% de lesões encontradas, conseguindo fazer a prevenção do câncer colorretal, que é o objetivo do mutirão. Isso traduz o nosso objetivo que é otimizar a prevenção de lesões pré-neoplásicas, evitando que alguns desses pacientes viessem desenvolver um câncer no futuro", afirmou o presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, Lix Oliveira.

Para Daniela Milhomem Cardoso, presidente da SOBED-GO, a sensação é de dever cumprido em envolver três grandes hospitais para receber o 4º mutirão da SOBED. "Acredito que conseguimos alertar a população e chamar atenção dos meios de comunicação e do poder público. De certa maneira, conseguimos envolver grandes hospitais e equipes nesse processo para principalmente tentar mudar a cultura local, pois pouco é falado de câncer de intestino e aqui na nossa cidade já é o segundo mais incidente. Espero que essa ação social perdure e que seja sempre um sucesso", finaliza

O Mutirão de Prevenção do Câncer Colorretal terá continuidade durante a XIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, no dia 19 de novembro, em Curitiba (PR).

Informações à imprensa:
RS Press

(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro - raquelribeiro@rspress.com.br