Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal acontece em Goiânia

06/10/2015 . Por sobed

Serão realizadas mais de 100 colonoscopias? em três hospitais públicos nos dias 16 e 17 de outubro


Após percorrer Campinas (SP), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), o Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), chega a Goiânia (GO). A iniciativa, similar às ações que existem hoje para os cânceres de mama e próstata, tem como objetivo divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e de lesões pré-cancerosas, que podem ser removidas pelo exame, que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado). Ao todo, serão cerca de 100 procedimentos, aplicados em pacientes entre 50 e 75 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Participam da ação social os três hospitais públicos da capital: Hospital Geral de Goiânia (HGG), Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

O presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, Lix Oliveira, explica que os procedimentos terão o auxílio de anestesistas e uma equipe de enfermagem: "Serão realizados cerca de 50 exames por dia em pacientes cuja pesquisa de sangue oculto nas fezes teve resultado positivo. Esse exame não detecta pólipos, ou seja, a lesão pré-cancerosa, por isso se faz necessária a colonoscopia".

De acordo com a presidente da SOBED-GO, Daniela Milhomem Cardoso, o aumento significativo na incidência do câncer colorretal nos últimos anos tem sido um importante alerta e os três maiores hospitais públicos do estado envolvidos nessa causa estão com equipes médicas e auxiliares motivados. "A realização do mutirão terá um impacto extremamente positivo no que diz respeito a conscientizar a população local em relação ao câncer colorretal, grupos de risco, importância do diagnóstico e tratamento de lesões pré-cancerosas, diagnóstico precoce do câncer e métodos de prevenção."

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2014 mostram que o câncer colorretal é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, perdendo apenas para o de mama, e o terceiro mais incidente entre os homens, sendo o segundo câncer em mortalidade no mundo. Só no ano passado, a estimativa era de que fossem diagnosticados 32,6 mil novos casos. Por meio do exame, já foi possível evitar, somente nos Estados Unidos, 7 mil mortes pela doença em um ano. 

Serviço
Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal


Data: 16 e 17 de outubro

Horário: 8h às 18h

Local 1: Hospital Geral de Goiânia (HGG)

Endereço: Av. Anhanguera, 6.479 - St. Oeste, Goiânia (GO)

Local 2: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Endereço: 1ª Avenida, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)

Local 3: Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

Endereço: R. Campinas, 1.135 - Americano do Brasil, Goiânia (GO)

Sobre a SOBED

Com 24 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira.

 

Informações à imprensa:
RS Press

(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro - raquelribeiro@rspress.com.br