Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Tumor e pólipos são detectados no 3º Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal no RJ

14/09/2015 . Por sobed

No evento foram identificados um paciente com câncer e 45% possuíam pólipos


No 3° Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) essa semana (8 e 9) no Rio de Janeiro, foram realizados aproximadamente 66 exames de colonoscopia em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante das análises, 45% de pólipos, que são tumores em fases benignas, foram detectados e removidos durante os procedimentos e também foi encontrado um tumor avançado no grupo de pacientes assintomáticos com mais de 50 anos de idade.

O encontro aconteceu no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), localizado na zona oeste da cidade carioca. De acordo com Lix Oliveira, presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, apesar de o feriado prolongado, ter feito com que alguns pacientes não realizassem o preparo que o exame exige, os pólipos e câncer detectados são dados que irão contribuir para as estatísticas gerais de mutirões da SOBED.

O Mutirão de Prevenção do Câncer Colorretal terá continuidade em outubro, em Goiânia, nos dias 15 e 16 e em novembro, durante a XIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, entre os dias 21 e 25 de novembro, em Curitiba (PR). Este ano já foram realizados dois mutirões de colonoscopia, o primeiro em Campinas, no mês de março, e o segundo em Maceió, no mês de abril.

Sobre a SOBED

Com 24 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira.

 

Informações à imprensa:
RS Press

(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro - raquelribeiro@rspress.com.br