Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Mutirão de exames contra o câncer colorretal acontece no RJ

28/08/2015 . Por sobed

Serão realizadas mais de 100 colonoscopias?


Especialistas em Endoscopia Digestiva irão realizar exames de colonoscopia para a população do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro, no Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, que acontece no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), nos dias 8 e 9 de setembro. A iniciativa partiu da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e faz parte do 'Setembro Verde', que tem o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e de lesões pré-cancerosas, que ambas podem ser removidas pelo exame sim como as ações que existem hoje para os cânceres de mama e próstata. Ao todo, serão cerca de 116 procedimentos, aplicados em pacientes entre 50 e 75 anos.


 Só nesse ano o mutirão já foi realizado com sucesso em Campinas e Maceió e a ideia é que se reproduza para outros locais do Brasil, como em Goiânia no mês de outubro e Curitiba, durante a XIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), que ocorre em novembro. O exame permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado).


O presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, Lix Oliveira, explica que os procedimentos terão o auxílio de anestesistas e uma equipe de enfermagem: "Serão realizados 58 exames por dia em pacientes cuja pesquisa de sangue oculto nas fezes teve resultado positivo. Esse exame não detecta pólipos, ou seja, a lesão pré-cancerosa, por isso se faz necessária a colonoscopia.


Já o presidente da (SOBED-RJ), Ronaldo Taam, afirma que a estratégia da realização da colonoscopia com polipectomia, ou seja, a remoção completa de um pólipo, já foi implantada nos Estados Unidos e em países da Europa com resultados cientificamente consistentes em relação aos objetivos de redução no número total de de casos de morte pela doença, mas que no Brasil ainda é necessária a devida atenção. "A SOBED, atenta ao problema, vem promovendo ações com o objetivo de informar a população sobre a doença e também demonstrar às autoridades da área da saúde a importância da implantação de um programa de prevenção do câncer colorretal."


Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2014 mostram que o câncer colorretal é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, perdendo apenas para o de mama, e o terceiro mais incidente entre os homens, sendo o segundo câncer em mortalidade no mundo. Só no ano passado, a estimativa era de que fossem diagnosticados 32,6 mil novos casos. Por meio do exame já foi possível evitar somente nos Estados Unidos em um ano 7.0000 mortes pela doença.


Serviço
Mutirão para Prevenção do Câncer Colorretal


Data: 8 e 9 de setembro


Horário: 8h às 16h


Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)


Endereço: Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro (RJ)


Sobre a SOBED


Com 24 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira.


Informações à imprensa: 
RS Press


(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro - raquelribeiro@rspress.com.br
Nicolli Oliveira - nicollioliveira@rspress.com.br