Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

SOBED celebra 40 anos e divulga radiografia da endoscopia digestiva no Brasil

23/07/2015 . Por sobed
A diretoria da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) realizou em 2014 uma pesquisa para conhecer as atividades dos sócios atuantes da área de endoscopia digestiva, com o objetivo de planejar políticas de desenvolvimento de projetos junto à especialidade no Brasil, bem como promover uma análise dessa parcela de médicos no ano em que a Sociedade completa 40 anos.

"Este é um ano extremamente importante para a SOBED, que faz 40 anos de história com uma série de ações sociais, políticas públicas e eventos científicos que têm por objetivo difundir e consolidar a endoscopia digestiva no cenário nacional", afirma o presidente Ramiro Mascarenhas.

Radiografia da endoscopia digestiva

A pesquisa, realizada por meio de programas em computadores de fácil acesso, foi respondida por cerca de 21% dos sócios, o equivalente a 468 médicos. Ela aponta que os estados da Federação que mais concentram médicos endoscopistas são os seguintes: São Paulo (23,7%), Minas Gerais (11,8%), Rio de Janeiro (10,3%), Paraná (9,4%), Rio Grande do Sul (7,9%) e Santa Catarina (7,9%).

Entre os exames mais realizados pelos profissionais da área, a endoscopia digestiva alta é a mais presente, com 99,6%, seguida pela colonoscopia (77,6%); em seguida, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), com 23,5%; a ecoendoscopia, com 7,7%; e, por fim, a enteroscopia, com apenas 6,2% dos médicos praticando esse ato médico.

A pesquisa também mostra a faixa etária da população de médicos endoscopistas que se encontram na fase ativa:55,3% estão entre 41 e 60 anos. Entre eles, 85% têm mais de 10 anos de formado.

Ação social - Luta contra o câncer colorretal

Além de promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa e prática da endoscopia digestiva e estabelecer normas para o treinamento na especialidade, desde o começo de 2015 a SOBED entrou na luta contra o câncer colorretal, realizando o exame em pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sociedade promoveu o primeiro Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce da doença, em Campinas (SP), com a realização de exames de colonoscopia em pacientes acima de 50 anos do SUS. Somente nesse mutirão, foram diagnosticados seis casos positivos para o câncer colorretal. A iniciativa percorreu Maceió (AL) e chegará até Curitiba (PR) em novembro, durante a XIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD).

Sobre a SOBED

Fundada em Curitiba (PR), em 25 de julho de 1975, e com uma história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) está representada em praticamente todo o território brasileiro. Possui atualmente mais de dois mil associados perante a sociedade e outras entidades nacionais e internacionais. Espalhadas pelas cinco regiões do País, as 24 unidades estaduais atuam de acordo com as diretrizes do Estatuto Social da SOBED, em prol do aperfeiçoamento da endoscopia digestiva nacional, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira.

Confira como foram os mutirões no canal do Youtube da SOBED.

Informações à imprensa: 
RS Press
(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro - raquelribeiro@rspress.com.br