Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Endoscopistas realizam mutirão de colonoscopia em Campinas

19/03/2015 . Por sobed

Serão 105 exames de colonoscopia por dia durante o mutirão 


Endoscopistas digestivos realizarão exames de colonoscopia para a população em Campinas, no Hospital e Maternidade Celso Pierro, nos dias 25, 26 e 27 de março. O exame permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado) e é utilizado para a detecção do câncer colorretal. Ao todo, serão cerca de 105 procedimentos, aplicados em pacientes acima de 50 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa partiu da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer colorretal, além de permitir o acesso dos pacientes à realização do procedimento.

O presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, Lix Oliveira, explica que os procedimentos contarão com o auxílio de anestesistas e uma equipe de enfermagem. "Serão realizados 35 exames por dia, em pacientes cuja pesquisa de sangue oculto nas fezes teve resultado positivo. Esse exame não detecta pólipos, por isso se faz necessário a colonoscopia. Por meio dela também pode ser feita a ressecção das lesões iniciais e dos pólipos adenomatosos, que são as lesões precursoras de grande parte dos cânceres colorretais. Esse tipo de câncer, se diagnosticado precocemente, tem chances de cura em mais de 90% dos casos", explica o endoscopista.

Segundo Oliveira, faltam políticas públicas e conscientização popular mais eficaz para o diagnóstico precoce do câncer colorretal. "No Brasil, existem tentativas bem-vindas para a conscientização, porém, são isoladas, sem mobilização nacional. Em países da Europa e Ásia e nos EUA, que tentam uma conscientização maciça da população sobre o rastreamento do câncer colorretal, existe essa preocupação, pois se entende que o custo para a saúde pública é bem menor com a prevenção", expõe. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2014 mostram que o câncer colorretal é o tipo que mais acomete as mulheres, perdendo apenas para o de mama, e o terceiro mais incidente entre os homens. Só no ano passado, a estimativa era de que fossem diagnosticados 32,6 mil novos casos.

Serviço:

Mutirão para Prevenção do Câncer Colorretal

Data: 25, 26 e 27 de março

Horário: 8h às 16h

Local: Hospital e Maternidade Celso Pierro (local pertencente à Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Endereço: Av. John Boyd Dunlop, S/N - Campinas (SP)

Sobre a SOBED

Com 24 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira.

Informações à imprensa:

RS Press (11) 3875-6296

Raquel Ribeiro - raquelribeiro@rspress.com.br
Nicolli Oliveira - nicollioliveira@rspress.com.br