Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Diarreia, vômitos e febre podem ser gastroenterocolite aguda, doença comum no verão

20/01/2015 . Por sobed

Doença pode ser causada por água ou verduras contaminadas e alimentos estragados 


Devido às altas temperaturas no verão, algumas pessoas ficam mais propensas a desenvolverem irritações no aparelho digestivo. De acordo com o endoscopista da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) Flávio Quilici, nesta época do ano as doenças mais comuns são as gastroenterocolites agudas, que trazem em sua causa mais frequente a virose. "Nos casos mais simples, os sintomas são somente diarreia; já nos mais intensos ocorrem vômitos e febre. A virose, em geral, é causada por água ou verduras contaminadas, além de intoxicação alimentar, originada por alimentos deteriorados por causa do calor", esclarece Quilici.

Para que problemas como esse não aconteçam, o especialista destaca os cuidados que devem ser tomados para cuidar do aparelho digestivo. "Mastigar bem os alimentos, evitar exageros nas frituras e gorduras animais, beber bastante líquidos e comer frutas e verduras é essencial para manter a saúde do aparelho digestivo em dia."

O especialista destaca ainda que, no verão, a digestão das refeições diárias se torna mais lenta. "Com o calor, a quantidade de comida no prato precisa ser em menor quantidade e a prática de exercícios logo após as refeições deve ser evitada, pois isso pode acarretar uma parada abrupta da digestão, com dor e vômitos", completa.

Quilici conclui ainda que nestas enfermidades não há necessidade de endoscopia, somente se os sintomas ficarem crônicos é que o procedimento auxiliará no diagnóstico.


Informações à imprensa:
RS Press

(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro - raquelribeiro@rspress.com.br
Nicolli Oliveira - nicollioliveira@rspress.com.br