Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

Conheça 3 dicas de alimentação adequada ao aparelho digestivo no verão

17/02/2014 . Por Vivacom

Na época mais quente do ano, refeições devem ser adequadas às condições do ambiente para evitar complicações na digestão


No verão as pessoas ficam mais propensas a desenvolverem irritações no aparelho digestivo. Certos alimentos consumidos em excesso nesta época agridem a mucosa do estômago e predispõem à azia, entre eles bebidas gaseificadas e alcoólicas, é o que afirma o endoscopista Gustavo Andrade de Paulo, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

"O consumo em excesso destes líquidos aumentam a acidez do suco gástrico que podem provocar uma gastrite podendo até levar ao aparecimento de uma úlcera", alerta o especialista.

De acordo com o endoscopista, uma dieta rica em líquidos (água e sucos), legumes, verduras, fibras e frutas é o correto para haver um equilíbrio na flora intestinal.

O especialista também dá dicas de alimentação para manter a saúde do aparelho digestivo em dia. Confira abaixo:

1 - É necessário um maior consumo de água nesta época. O corpo funciona melhor quando se toma água de forma adequada, cerca de dois litros por dia. A água é fundamental para o funcionamento dos órgãos, no aparelho digestivo, tem grande importância nos intestinos facilitando a digestão e absorção de nutrientes.

2 - As hortaliças como legumes e verduras além de serem "frescos" e "leves" são muito ricos em água, vitaminas, minerais e fibras. As fibras auxiliam a digestão e formação do bolo fecal desempenhando uma importante ação reguladora que protege os intestinos.

3 - Frutas são também muito ricas em nutrientes. Elas possuem água, fibras, vitaminas e sais minerais sendo excelentes para consumir o ano todo.

Sobre a SOBED

Com 24 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira.