Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Releases

DIA 25 DE JULHO: DIA NACIONAL DO ENDOSCOPISTA

25/07/2013 . Por sobed

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva alerta a população sobre a importância do título em endoscopia

Ao contrário do que grande parte da população acredita, o médico endoscopista não atua apenas na realização de procedimentos de rotina. Além de fazer o diagnóstico de doenças, o especialista tem trabalhado cada vez mais em ações terapêuticas, como a retirada de pequenos tumores gastrointestinais.

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) aproveita o Dia Nacional do Endoscopista, celebrado em 25 de julho, para alertar a população brasileira da importância de sempre procurar médicos com título de especialista em endoscopia. "O título de especialista é um reconhecimento pelo mercado de trabalho como um atestado de alta qualificação, além de representar maior segurança para os pacientes", afirma João Carlos Andreoli, presidente da SOBED.

É responsabilidade deste profissional a análise interna do aparelho digestivo. O papel do endoscopista pode evitar, em muitos casos, que o paciente seja submetido às cirurgias convencionais. "Por meio de alguns exames é possível visualizar todo o interior do tubo digestivo com detalhes e, assim, tratar as lesões existentes e evitar o desenvolvimento de um possível tumor. Desta forma, exige-se conhecimento técnico qualificado do médico. A atuação deste profissional pode mudar a vida das pessoas", completa Andreoli.

Assim, exigir título de especialista é de extrema importância. O Título de Especialista em endoscopia, conferido ao médico pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e registrado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), é concebido aos médicos que realizam exame de suficiência, após o médico exercer atividades na área por no mínimo quatro anos.