Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

CURRICULUM LATTES

SOBED - CURRICULUM LATTES

O que é a Plataforma Lattes?

A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e instituições da área de ciência e tecnologia em um único sistema de informações, cuja importância atual se estende não só às atividades operacionais de fomento do CNPq como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.

Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.

O Curriculum Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores, sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência.

A partir do Curriculum Lattes, o CNPq desenvolveu um formato padrão para coleta de informações curriculares, hoje adotado não só pela Agência mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de informações que esse sistema possui, sua utilização compulsória a cada solicitação de financiamento e a disponibilização pública desses dados na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da Agência.


Como cadastrar o currículo na Plataforma Lattes?

Acesse a Plataforma Lattes. Clique no link “Cadastrar-se” e preencha os seguintes campos: Nome Completo, Nacionalidade, CPF, País de Nascimento, Data de Nascimento, E-mail, Confirmação de E-mail, Senha e Confirmação de Senha. Confirme.

O “Termo de Adesão e Compromisso” será aberto. Leia-o, e, se concordar, marque o Box “Estou de acordo” e clique no botão correspondente. (Você precisa concordar com o Termo de Adesão e Compromisso para criar um currículo)

A área de atualização do currículo será aberta para que sejam colocadas as suas informações curriculares. No entanto, seu currículo ainda não foi enviado. Para enviá-lo, siga o procedimento abaixo.

 

Como enviar o currículo para a Plataforma Lattes?

Sempre que forem feitas atualizações no currículo, este deve ser enviado para o CNPq. Quando for necessária a atualização, um lembrete em uma barra amarela aparece na parte superior da tela, com o seguinte texto: “Atenção! As alterações realizadas só serão aceitas quando enviadas ao CNPq em definitivo. Clique aqui para enviá-las”.

Siga essas instruções. Em seguida aparecerá o currículo do modo como será publicado, para que você revise e declare que está de acordo com a declaração do Termo de Adesão. Após ler o termo, Clique no Box e, em seguida, em “Enviar para o CNPq”.